BirdLife anuncia "extinção oficial" do mergulhão do lago Alaotra de Madagascar

A ONG BirdLife International, que luta pela preservação das aves e seu habitat, anunciou ontem (26/05/2010) a "extinção oficial" do mergulhão do lago Alaotra, localizado na ilha de Madagascar, no continente africano.

O anuncio foi realizado na divulgação da lista vermelha (Red List) da IUCN (International Union for Conservation of Nature) quando realizada a atualização referente aos pássaros. Segundo o órgão o animal, que tem o nome científico de Tachybaptus rufolavatus, acabou ficando restrito a uma pequena área do leste de Madagascar, onde teve sua população praticamente dizimada por consequência de peixes carnívoros que foram introduzidos nos lagos da região e por ficarem presos e serem afogados nas redes de pescadores.

 "No hope now remains for this species. It is another example of how human actions can have unforeseen consequences" (Tradução: Nenhuma esperaça resta para essa espécie. Este é mais um exemplo de como as ações humanas podem ter consequências inesperadas), lamentou Leon Bennun, diretor de ciência, política e informação da BirdLife.

É lamentável como a falta de cuidado com a região de onde é tirado o próprio sustento faz com que algumas populações humanas atinjam uma população selvagem de forma tão devastadora. Infelizmente também é do conhecimento da maioria das pessoas o nível de instrução de grande parte da população africana, levando-os a serem praticamente ignorantes em relação à preservação local. Sendo assim, a culpa é de quem?



Para mais informações, acesse: http://www.birdlife.org (em inglês)
Para saber mais sobre outros animais ameaçados: http://www.iucn.org (em inglês)

0 Response to "BirdLife anuncia "extinção oficial" do mergulhão do lago Alaotra de Madagascar"

Postar um comentário

Powered by Blogger